nao perda a hora

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Maxi Priest


Considerado um dos cantores internacionais mais populares de reggae desde Bob Marley, as influências pop e de R&B moderna, não o ajudaram a ser muito aceito pelos puristas de reggae, mas o ajudaram a ter um estilo forte e diferente que o encaminharam para o top das listas transatlânticas com "Close to You."
Algumas vezes ele fugia muito de suas raízes de reggae para poder alcançar algo híbrido e com muito estilo, mas a sua voz era como suave como a seda, o que era ideal para que ele pudesse transmitir um material muito romântico e sofisticado; e sua melhor música era tão sensual quanto cheio de alma.
Maxi nasceu em 10 de junho de 1962, com o nome Max Elliott, na área de Lewisham em Londres. Ele foi o oitavo de nove crianças, com pais que haviam emigrado da Jamaica anos antes de seu nascimento. Sua mãe era muito ativa na igreja Pentecostal, e por isso a família sempre cantou músicas evangélicas junta; depois Maxi se converteu ao Rastafarianismo, quando mudou seu nome para Maxi Priest. Ele trabalhava como carpinteiro quando foi chamado para construir uns alto-falantes para o prominente sistema de som Saxon Internacional. Não durou muito para que seus contatos percebessem que ele também podia cantar, e logo depois ele estava participando ao vivo em shows em salões de baile. Em 1984 ele e Paul "Barry Boom" Robinson coproduziram "Mi God Mi King" de Phillip Levi, o primeiro single nascido no Reino Unido que chegou a ser número um na Jamaica.
Em 1985, Priest assinou com a Virgin Records e lançou seu primeiro álbum You’re Safe. Um álbum de reggae mais tradicional que os seguintes, continha uma produção de Robinson e um suporte instrumental ao vivo da banda Caution, com a música "In the Springtime" virando um hit no Reino Unido. Seu próximo lançamento, em 1986, Intentions, trouxe dois outros sucessos no Reino Unido, "Strollin’ On" e uma interpretação de Van Morrison, "Crazy Love." Entretanto, foi quando Maxi foi produzido por Sly-Robbie que realmente ele teve sua grande subida; seu 30 Top cover do Cat Stevens, "Wild World," lhe forneceu seu primeiro hit americano, e seu outro cover, "Some Guys Have All The Luck" do Robert Palmer o deixou em cima nas listas no Reino Unido. Em outros lugares, ele abraçou os sons do rock romântico mais do que nunca, e fez até uma rara parada na consciência social com o dueto "How Can We Ease The Pain?" de Beres Hammond.
Então, super famoso no Reino Unido, e no seu caminho aos E.U.A., Maxi lançou o que seria o seu mais vendido álbum, Bonafide. Lançado em 1990, subiu nas listas com a música "Close to You" que foi muito influenciada pelo Soul II Soul, que acabou chegando no número um nos E.U.A.. As próximas, "Just a Little Bit Longer" e " Space in my Heart" não duplicaram o mesmo sucesso, mas "Peace Throughout the World" e "Human Work of Art" ficaram muito conhecidas na Grã-Bretanha. A coleção que virou hit Best of Me saiu rápido em 1991, e logo depois trabalharam com Shabba Ranks para fazerem o hit the boate "House Call," e nãao muito antes de um dueto com Roberta Flack, "Set the Night to Music" subiu para as dez melhores nos E.U.A.. Todavia, seu próximo álbum, Fe Ral, de 1992, teve uma saída sólida, mas foi uma decepção comercial, e os singles "Groovin’ in the Midnight" ou o dueto com Shaggy "One More Chance" não tiveram muito impacto. Depois de fazer uma parte no filme Scam, Maxi tirou umas férias da gravação por alguns anos para poder concentrar em lançar sua própria gravadora, Dugout.
Mas Maxi voltou em 1996, com Man With the Fun, o álbum mais misto de seu catálogo até hoje. A canção do álbum "That Girl," outro dueto com Shaggy, ficou nos Top 20 nos E.U.A. e no Reino Unido. Mesmo tendo um sabor de bailes, a maior parte do álbum não sustenta o lado do rock romântico que Maxi sempre teve preso ao seu nome. Esta tendência continuou no álbum de 1999, Combination, que era focado, predominantemente, em hip-hop e baladas suaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário